Concurso do Banco Central

Devido a estabilidade financeira e o crescimento profissional, o concurso Banco Central é um dos mais concorridos do país. Nesse artigo temos os cargos, requisitos, salário e informações sobre a prova. Se você também sonha com um cargo no Banco Central e ainda está cheio de dúvidas sobre a profissão e o concurso em si fique por aí porque preparamos um artigo especialmente para vocês que querem mais informações sobre o concurso BACEN.

Concurso Banco Central

Um pouco mais sobre o Concurso Banco Central

Para quem não sabe o BACEN é uma autarquia federal que se encontra vinculada ao Ministério da Fazenda. Ele atua em todo o Brasil e tem a sua sede na Capital da República.

Dentre as principais funções do Banco Central do Brasil estão:

  • Formulação, acompanhamento e controle da política monetária vigente, das taxas e variações de câmbio e as relações financeiras com o exterior
  • Organização e fiscalização do Sistema Financeiro Nacional e também do Sistema de Consórcios Nacionais
  • Gerenciamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro e serviços do meio circulante

Cargos oferecidos

A dúvida de muita gente é qual o cargo que se oferece os concurseiros. Saiba que entre os cargos oferecidos para quem presta o concurso do Banco Central estão o de Analista e Técnico, cada um com suas especificações e requisitos básicos. Para o cargo de Analista do Banco Central é necessário ter curso superior completo, curso esse que pode ser em qualquer área de graduação. Já para assumir o cargo de Técnico Bancário é necessário ter o ensino médio completo.

Salário e Carga Horária

Outra dúvida frequente e em relação à remuneração e horas trabalhadas. O salário, como é óbvio, varia entre os dois cargos. Para quem desempenha a função de Analista do Banco Central o salário, com todos os benefícios, é de R$ 16.286,90. Já para os Técnicos Bancários a remuneração total é de R$ 6.463,44.

Quanto à carga horária, ambas as funções devem cumprir as 40 horas semanais.

Prova

Para o cargo de Analista a prova varia de acordo com a formação de cada profissional, por isso é impossível listar os assuntos abordados nessas avaliações. Já no caso do Técnico Bancário listamos logo abaixo os assuntos que você deve estudar para se dar bem no concurso:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Gestão Pública
  • Informática para Usuários
  • Conhecimentos específicos

Se você também tem interesse no concurso do BACEN espero que as nossas dicas tenham sido úteis. Se estiver interessado nessa área de emprego dê uma olhada no concurso Banco do Brasil. Pode muito bem ser uma boa alternativa para você. Se for fazer esse concurso resta desejar bons estudos e sucesso na prova.

Tem dúvidas? Use a caixa de comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *