Concurso MPF – Ministério Público Federal

O Ministério Público, para quem não sabe, é um órgão independente ou seja, ele não depende de nenhum dos Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. A principal função desse órgão é fiscalizar de perto o cumprimento das leis que defendem o patrimônio nacional e os interesses sociais e individuais. Visto que o Ministério Público Federal oferece aos seus funcionários uma carreira sólida e ascendente, o concurso MPF é bastante concorrido em todo o Brasil.

Concurso MPF - Ministério Público Federal

E como sabemos que nem todas as informações estão disponíveis para quem tem interesse nessa área preparamos então um artigo completo para vocês que querem prestar o concurso do Ministério Público e ainda têm alguma dúvida.

Cargos do Concurso MPF

Entre os cargos oferecidos pelo Ministério Público Federal através de concurso público estão alguns que necessitam de ensino médio e ainda outros cargos que exigem ensino superior em todas as áreas do conhecimento.

Abaixo encontram alguns cargos oferecidos através de concurso assim como o requisito de escolaridade de cada um.

  • Analista de Promotoria (nível superior em Direito)
  • Agente de Segurança (ensino médio completo)
  • Promotor de Justiça (nível superior em Direito)
  • Procurados de Justiça (nível superior em Direito)

Remunerações e Benefícios

Como mencionamos anteriormente existem vários cargos do Ministério Público Federal que são acessados através do concurso público. Como tal, os salários também variam bastante de acordo com cada função desempenhada dentro do órgão.

Os salários iniciais vão desde R$ 3.171,31 até o valor inicial de R$ 24.117,62. Além desses valores os funcionários ainda contam com vários benefícios como auxílio alimentação, auxílio transporte e até mesmo vale cultura.

Esses benefícios chamam bastante a atenção dos concurseiros que vêm aqui uma grande oportunidade de crescimento profissional.

Requisitos

Além de ter o requisito de ensino médio completo ou ensino superior, dependendo do cargo ao qual o candidato se interessa existem ainda alguns requisitos básicos que todos os candidatos devem cumprir, independente do cargo escolhido. Abaixo estão eles:

  • Ter nacionalidade brasileira
  • Estar em plenas condições físicas e mentais para assumir o cargo
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e militares
  • Não ter antecedentes criminais em seu nome

Sobre a Prova do Concurso Ministério Público Federal

As questões das provas variam de acordo com o estado de realização da prova e também de acordo com o cargo escolhido. Mas, de maneira geral, as provas são compostas por questões objetivas e uma redação.

Para além desse existe ainda o concurso do Ministério Público da União. Pode ser a sua alternativa caso não tenha sucesso nesse.

Tem dúvidas? Use a caixa de comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *