Concurso MPU – Ministério Público da União

O concurso MPU é para os cargos no Ministério Público da União. Ele é sempre um dos mais esperados por todos os concurseiros. Isso porque o órgão oferece boa remuneração e benefícios além de estar entre as principais carreiras do serviço público federal.

Se você ainda não conhece o concurso do MPU nem para que serve ou as funções que desempenham os concursados não se preocupe! Hoje preparamos para vocês um artigo completo com todas essas informações importantes. Então vamos lá.

Concurso MPU - Ministério Público da União

O que faz o Ministério Público da União?

Para quem não sabe o MPU é o responsável pelo cumprimento de todas as leis vigentes, defende o patrimônio público e social da população assim como os interesses individuais e sociais da mesma e ainda executa o controle externo da atividade policial, instaurando inquéritos, condenando ou absolvendo réus, combatendo a tortura, entre outros.

Cargos e Requisitos do Concurso MPU

Se você está pensando em prestar o concurso MPU e não sabe se tem os requisitos necessários para assumir o cargo saiba que existem dois cargos, disputados através de concurso público, dentro do MPU. São eles:

Técnico

O técnico tem como principal função dentro do MPU as atividades relacionadas ao administrativo. Ou seja, ele poderá auxiliar as chefias e os seus superiores, atender diretamente o público de maneira interna ou até mesmo externa, produzir relatórios e organizar pautas de reunião entre outras atividades relacionadas com a administração.

Analista

Já o analista do MPU é responsável por atuar na infraestrutura do serviço no Ministério acessorando tanto dentro como fora do ambiente dito como a sede de trabalho.

Os requisitos para se candidatar a ambas as funções no Ministério Público da União são as que já conhecemos como ter, no mínimo, 18 anos completos, estar em dias com as obrigações militares e políticas, etc.

A diferença está na formação do candidato a cada cargo. Para ser um técnico do MPU você deve ter o ensino médio concluído. Já para se candidatar a função de analista é necessário ensino superior em qualquer área do conhecimento.

Remuneração

Outra parte bastante importante é a remuneração de cada cargo. Lembrando que a carga horária para ambas as funções é de 40 horas semanais. A seguir você confere os salários oferecidos:

Técnico

O técnico do MPU, com ensino médio completo, tem como remuneração mensal o valor de R$ 5.007,82

Analista

Já o analista, com ensino superior, conta com um salário de R$ 8.178,06 por mês.

Pode ainda ver as vagas de outros concursos do Ministério Público, como por exemplo o concurso MPF. Apesar dos cargos não serem iguais possuem muitas semelhanças no tipo de trabalho que é. Por isso pode muito bem ser a sua chance caso não consiga nesse. Boa sorte.

Tem dúvidas? Use a caixa de comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *