Concurso da Polícia Civil

A polícia civil é a maior responsável pelo controle e manutenção da segurança pública em todas as cidades, ou seja, ela é simplesmente essencial em todos os estados brasileiros. E para fazer parte desse time que defende a paz nas nossas ruas é necessário ser concursado. Como muitas pessoas ainda têm várias dúvidas sobre a profissão e o concurso trazemos então um guia completo para sanar os seus questionamentos. Vamos explorar os cargos e funções, bem como os requisitos para poder agarrar esse emprego através do concurso polícia civil.

concurso polícia civil

Profissão e Áreas de Atuação

A Polícia Civil, como muitos já devem saber, é composta por vários profissionais que desempenham papeis diferentes dentro da mesma corporação. A seguir você acompanha todas as possíveis áreas de atuação de um concursado da polícia civil.

Delegado

A principal função de um delegado é planejar, controlar e supervisionar todas as operações e investigações policiais. É ele quem ouve os depoimentos dos apreendidos, investiga a autoria dos crimes, exerce diversas funções administrativas e ainda fiscaliza a emissão de documentos.

Escrivão

O escrivão é o responsável por toda aquela parte burocrática de uma delegacia. Hierarquicamente falando, o escrivão está logo abaixo do delegado e ele é quem acompanha todo o inquérito. Desde o colhimento dos dados até à finalização do caso.

Investigador

Tal como o nome indica, o investigador é o responsável pelas investigações de crimes e até infrações administrativas. Além disso ele também realiza inspeções e operações policiais.

Perito Criminal

Esse é o profissional que realiza a análise do local do crime para produzir as provas técnicas. Assim, ele faz coletas, exames laboratoriais, analisa armas, etc.

Formação Necessária para o Concurso Polícia Civil

Para prestar o concurso para a polícia civil é necessário que o candidato tenha concluído a graduação, ou seja, ele já deve ser formado. Aí entra uma grande dúvida, quais os cursos que dão base para o concurso.

Se o seu desejo é prestar o concurso para investigador ou escrivão saiba que são aceitos diplomas de qualquer área. Já se você deseja se candidatar ao cargo de delegado é necessário o diploma em Direito. Para a área de perito criminal é necessário a formação em ciências biológicas, ciências contábeis, ciências da computação, engenharia, farmácia e bioquímica, física, fotografia, geologia, odontologia ou química.

Esse não é um concurso fácil. Por isso se você tem interesse em prestar o concurso polícia civil escolha antes a área que quer atuar e dedique parte do seu tempo aos estudos. Dedique o seu tempo a isso, pois só assim você alcançará o resultado desejado. Para além desse, pode optar por ver o concurso da Polícia Militar ou da PRF.

E não se esqueça de partilhar esse artigo com os seus amigos que também querem prestar o concurso, eles vão adorar saber essas dicas.

Tem dúvidas? Use a caixa de comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *