Concurso TST – Tribunal Superior do Trabalho

O Tribunal Superior do Trabalho, TST, é a instância mais elevada quando o assunto são julgamentos do nicho trabalhista do Brasil. Pela oportunidade de carreira e estabilidade financeira, o concurso TST leva sempre muitos candidatos às provas sempre que existe uma oportunidade nesse ramo. A matéria aqui disponibilizada dispõe de todas as informações úteis para o cidadão que quer ingressar numa dessas oportunidades de emprego.

Porém, muita gente ainda tem poucas informações sobre esse concurso. E justamente por isso trazemos hoje para vocês um artigo completo para sanar todas as suas dúvidas a respeito do concurso do Tribunal Superior do Trabalho.

Concurso TST - Tribunal Superior do Trabalho

Cargos do Concurso TST e Requisitos

Dentre os vários cargos oferecidos pelo órgão existem para os mais diversos níveis de escolaridade. Logo abaixo você encontra a lista com os principais cargos oferecidos pelo TST através de concurso público e o respectivo requisito de escolaridade para cada cargo.

Analista Judiciário

O analista judiciário pode ocupar o cargo em três diferentes áreas. De seguida mostramos as funções de cada analista segundo a sua área.

Área Judiciária

Tal como o nome indica, a principal função nessa área é justamente prestar o suporte a todas as questões jurídicas. Para isso o trabalhador tem de emitir informações e pareceres. Para esse cargo é necessário que o candidato tenha graduação reconhecida pelo MEC em direito.

Área Administrativa

Para os candidatos da área administrativa a função é a assistência e resolução das questões relacionadas com a área administrativa. Nesse cargo é exigido a graduação em qualquer um dos cursos reconhecidos pelo MEC.

Área de Apoio Especializado

Essa área esta diretamente ligada à função de digitar notas taquigráficas. A função principal é corrigi-las quando necessário e fazer todo o acompanhamento taquigráfico das sessões e outros eventos previamente definidos pela Presidência.

Para esse cargo é necessário o ensino superior completo em qualquer área de formação.

Técnico Judiciário

Para a profissão de técnico judiciário existem duas diferentes áreas aos quais o candidato pode se submeter. De seguida temos a explicação de cada área do trabalho do técnico judiciário.

Área Administrativa

Esse cargo está relacionado à todas as funções administrativas de suporte à chefia, como organização de documentos, arquivação dos mesmos e muito mais.

Para desempenhar essa função é necessário que o candidato tenha o segundo grau completo, não sendo necessário nenhum curso de graduação.

Área de segurança judiciária

Esse cargo é responsável por toda a segurança dos Ministros e outras autoridades. Os funcionários são responsáveis por assegurar a integridade física dos superiores, investigar possíveis ameaças e tudo que diz respeito à segurança. Para atuar nessa área é necessário ter concluído o segundo grau e ainda ter carteira nacional de habilitação na categoria D ou E.

Essas são as áreas de atuação que os interessados no concurso TST podem optar. Não se esqueça que como esse existe também o concurso do TRE, TCU ou TJ.

Se você conhece alguém a que tem interesse nesse concurso partilhe com ele essa informação.

Tem dúvidas? Use a caixa de comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *